5 de setembro de 2006

Vida longa ao oportunismo!

Dos cânceres do mundo, tem um que me anima: o oportunismo! Que agricultura ou petróleo que nada, o oportunismo é que é o verdadeiro motor brasileiro.
Exemplo belíssimo e sempre presente é o tal do ano eleitoral! Que maravilha! Repartições públicas a todo vapor, funcionários motivados e aumentos aos professores da rede pública!
130 milhões de eleitores? Mas que maravilha, no Brasil até mesmo os indígenas super isolados votam.
Essa coisa toda funcionando, na selvageria em busca de votos é lindo de se ver! Afinal, o comerciante que odeia esperar a boa vontade da velha preguiçosa para marcar horários no posto de saúde vota! O adolescente que só conhece TV quando o Globo Repórter vai fazer reportagem, também vota!
Mas o que mais me fascina, é o fim do voto secreto! Sim, mesmo com o “árduo” problema que isso causará aos parlamentares, ele foi aprovado... Novamente, é o bom e velho oportunismo, tramando por trás das decisões. É ou não é a solução do Brasil?
Não sejamos injustos, o oportunismo é um cara ágil, de longe ele não é brasileiro (apesar de adorar essa grande nação!) e não vive só na política. Ele é mundial, é hype, ta em todas as festas e eventos. Na televisão mesmo, não sai de lá.
O idoso, que antes ou era caduco nos filmes de comédia ou sábio nos filmes japoneses, hoje é tenista, pegador e surfista. Nada como direito a empréstimos com desconto em folha ou aquisição para compras. E as modelos mais velhas? Consciência? Nova tendência? Ruguinhas agora são tudo?
Vestido de Prada com sapatos Dior ou usando um discreto bermudão com havainas, o oportunismo está em todos os lugares, sempre de olho em você. Se há males que vêem para o bem, ele está ai pra provar isso. Ou não.

Um comentário:

anJo disse...

hmm... sim, é munfial mesmo, ou pior, é humano.
Bem ussado até pode ser bondoso, mas nem todo mundo quer usar bem, é muito trabalho... né? ¬¬